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O risco de morrer de competência

(...) Uma escola mais difusa, resultante de uma mistura destes processos, é analisada num dos livros mais interessantes dos últimos anos sobre história e produção literária: "The Program Era", de Mark McGurl — sobre o impacto dos programas universitários de escrita criativa na ficção americana do pós-Guerra. Um dos efeitos desse regime, simultaneamente descritivo e prescritivo, foi a elevação da pura técnica a telos, e a consolidação de um conjunto de princípios didácticos numa doutrina de composição: o estilo "Hemingway-light" que dominou parte significativa da literatura dos Estados Unidos — principalmente no conto — a partir da década de 1950, e que permitiu a centenas de pessoas construir uma carreira a escrever como Raymond Carver ou (num caso em concreto) a ser Raymond Carver.

O modelo será mais ou menos familiar. Relações problemáticas ou terminais. Uma casa nos subúrbios dos subúrbios. O marido (Hank ou Herb) a beber no sofá, atormentadamente. A mulher (Jill ou Joan) a chorar na cozinha, silenciosamente. Pequenas nuances afectivas são registadas: silêncios evocativos, momentos de comunicação gestual. Pequenos pormenores descritivos são destacados: uma árvore significativa, um candeeiro simbólico. O diálogo é um árido staccato de pungentes banalidades. Não é acidental que o estilo tenha consolidado à volta de mecanismos associados ao minimalismo (contenção, omissão, exclusão, etc): tudo o que servisse para criar uma textura de espaços negativos, porque aí a reprodução de efeitos arrisca menos a nota falsa vulnerável à detecção.

Uma das conclusões de McGurl é que esta uniformização não provocou um declínio de qualidade média, mas uma tranquila e competente homogeneidade: uma consequência de resto vagamente adivinhada por Flannery O'Connor, que nos anos 1960 já se queixava de que "quando tantas pessoas são capazes de escrever contos competentes, o conto enquanto formato corre o risco de morrer de competência". (...)

O bom, o mau e o prestígio, de Rogério Casanova, no DN.

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