Avançar para o conteúdo principal

Vou-lhes contar como isto se passou

Certa vez, Bitov deu uma bofetada a Andrei Voznesenski. Bitov foi sujeito a um juízo dos companheiros. Estava numa situação mesmo má.
«Ouçam-me», disse Bitov, «e hão-de compreender! Vou-lhes contar como isto se passou! Quando o fizer, vão convencer-se de que agi correctamente. E então vão-me desculpar logo. Deixem-me desabafar. Foi assim. Entro no restaurante. Vejo o Andrei Voznesenski parado. E agora digam-me: podia evitar dar-lhe uma bofetada?»

Serguei Dovlatov, O ofício. Tradução de Galina Mitrohovitch.

Comentários

António disse…
Lembro-me de uma tira do Bartoon que era assim: estava um militar ao balcão a dizer ao barman (cito de memória necessariamente corrompida) «Dei uma tareia tão grande a um drogado que fiquei com sangue dele nas mãos; agora tenho medo de estar infectado com sida». O barman: «Está a ver?, se o senhor não lhe tivesse batido, agora não teria esse problema». O militar: «Que disparate!, então eu via um drogado e não lhe batia?»