Avançar para o conteúdo principal

Sorrisos




A revista britânica de viagens Condé Nast Traveller elegeu os habitantes do Porto como dos «mais sorridentes e acolhedores» da Europa. Soube desta notável distinção através do semanário Expresso. Talvez os leitores da revista britânica, e também os do Expresso, se estejam a interrogar porque diabo sorriem os tripeiros?
Compreendo a pergunta. A resposta, porém, é bastante simples. Eu explico.
Sorrimos porque somos liberais e acreditamos nas leis do mercado. E com as leis do mercado conseguimos expulsar da cidade uma parte importante dos portuenses. E isso é bom porque muitos de nós não têm dentes. E um sorriso sem dentes não sei o que parece. Não fica bem nas fotografias.
Sorrimos porque já ninguém vive na Rua das Flores, na Rua do Almada, no quarteirão da câmara, etc, etc. E isso faz-nos sorrir porque fachadas sem pessoas e com flores de plástico dão cenários muito mais bonitos e instagramáveis.
Sorrimos porque não há canto, arcada ou entrada de prédio onde não durma uma pessoa sem abrigo e às vezes mais. E isso é bom para manter a nossa imagem de cidade moderna e cosmopolita. Gostamos de imaginar o Porto como uma espécie de Nova Iorque de certas séries e filmes de Hollywood.
Sorrimos porque não há um tasco, café ou lugar onde possamos beber um fino ou um café sem pagar uma fortuna. E isso é bom porque os nossos salários rondam, na melhor das hipóteses, os 1000 euros e, se pouparmos nos finos e cafés, podemos pagar o gás, a electricidade e as pizzas de supermercado.
Sorrimos porque não damos abébias aos nossos toxicodependentes e vamos empurrando-os de um lugar para o outro da cidade, à espera que encontrem um sítio onde ninguém os possa ver. E isso também nos faz sorrir porque o Porto é muito mais bonito e acolhedor sem esse género de tripeiros.
Sorrimos porque as ruas da cidade são ocupadas, todos os dias, por filas intermináveis de carros, carrinhas, jipes, SUV’s e monovolumes, e não por pessoas, e isso obviamente é um sinal de riqueza e progresso.
E podia continuar, mas já me doem os músculos da cara de tanto manter o sorriso acolhedor, tipicamente tripeiro. Além disso, o sorriso prolongado causa rugas de expressão e as rugas não ficam bem nas selfies.

Comentários