Avançar para o conteúdo principal

Onde crescem os citrinos

Primeiro a biblioteca prolongou a entrega dos livros 15 dias, agora o prazo é indefinido: quando as coisas voltarem ao normal funcionamento.

Mesmo assim, com tanto tempo disponível, tive de me obrigar a acabar as “Viagens” de Olga Tokarczuk. Fiz alguns sublinhados, mas não consegui desenvolver uma ideia íntegra da obra. De repente, a literatura parece uma tarefa desproporcionada.

Características do Peregrino
Certo amigo de longa data confessou-me que não gostava de viajar sozinho porque, quando via algo invulgar, novo ou belo, queria partilhar essa experiência com outra pessoa e sentia-se muito infeliz se não tinha ninguém com quem o fazer.
Em minha opinião, uma pessoa assim não serve para peregrino. (Página 144)

Acrescento apenas que, contrariamente ao mestre, van Horssen não tem jeito para o desenho. É um anatomista que contrata um desenhador profissional para cada uma das suas autópsias. O seu método de trabalho consiste em apontamentos rigorosos, tão pormenorizados que, quando se lêem, tudo surge diante dos olhos. Escrever também é um método. Além disso, como anatomista, esforça-se por seguir as recomendações do senhor Spinoza, cujos ensinamentos foram ali vivamente estudados até serem proibidos — olhar para os seres humanos como se fossem linhas, superfícies e sólidos. (Página 165)

A Pureza do Sangue
Uma ilhoa que vivia no outro lado do hemisfério e que eu conheci num hotel em Praga contou-me o que passo a relatar.
Desde sempre, as pessoas trazem consigo milhões de bactérias, vírus e doenças. Trata-se de algo que não pode ser travado, o que não impede que se tente. Após o pânico mundial por causa da BSE, a doença das vacas loucas, alguns países implementaram nova legislação. Qualquer habitante da sua ilha que viajasse para a Europa já não podia ser dador de sangue, podendo deduzir-se que, de acordo com a lei, essa pessoa estaria contaminada para o resto da vida. (Páginas 229 e 230)

— Penso que para viver o homem precisa de um ambiente climático mais ou menos semelhante àquele onde crescem os citrinos. (Página 320)

Comentários