Avançar para o conteúdo principal

Composto para o refrigério dos espíritos

Cioran é um tipo esquisito — nisto todos concordam. Está na filosofia como se estivesse sentado na esplanada do café, ensimesmado, sempre a ruminar nos mesmos assuntos, cabelo no ar, leituras e releituras a mais, praticando um francês de meteco, sem pensamentos excepcionais mas, acima de tudo, sem método nem maneiras (aliás, acho que é por isso que a academia e a crítica encartada o rejeitam ou, pelo menos, torcem o nariz aos seus aforismos aflitos).

A objecção mais comum é que ele repisa o que já foi dito e pensado e é muito teatral (ahah! o espírito balcânico). Um chato ou um charlatão da disciplina que não chega aos calcanhares de não sei quem. Os ataques atingem o alvo, é verdade, mas apenas porque a noção de filosofia usada é bastante burocrática. Precisamos de um conceito mais dinâmico — os êmbolos do pensamento ao ritmo dos pedais.

Se Cioran não diz (quase) nada de novo, di-lo, ainda assim, de uma forma incomum e torrencial. Privilegia a linguagem vulgar, as palavras banais da rua. Com ele não sentimos o conforto aveludado dos gabinetes nem o calor da lareira, é vento nas trombas — sempre. Detém-se em cada pensamento-frase literalmente com uma picareta na mão pronto a estilhaçar tudo o que está para trás (seu ou dos outros).

— Como um poeta de acção, poderiamos dizer?
— Sim, como o lenhador Thomas Bernhard, por exemplo. Mas quanto mais leio os seus aforismos mais me parece que a poesia é uma pista falsa.
— Então qual seria a pista valiosa?
— A música . Também como em Thomas Bernhard.

É pelo ritmo repetitivo e pela vida que (paradoxalmente) as suas palavras carregam que Cioran nos seduz; vamos atrás dele como as crianças atrás do flautista. Como a rapariga de Beirute ou a japonesa suicidária. Cioran transformou o pensamento filosófico em variações — à semelhança das variações Goldberg do seu amado Bach. Segue um caminho em espiral, ora aproximando-se ora afastando-se do ponto central. Aqui convém lembrar dois aspectos históricos: se hoje estas composições ocupam os melhores lugares do cânone, no passado eram consideradas um exercício árido e aborrecido (diz a wikipédia); e ainda o modo como as variações estão intimamente ligadas às insónias (belo raccord).

Mas Cioran ganha ainda outro lance, talvez mais importante: ele direciona a filosofia para o seu início — uma actividade disponível para todos, um exercício diário, uma rotina interrogativa. Todos podem entrar para praticar (pensamento, escrita, formulação, desvario), mas ai de quem entra.

Em resumo e em reverso: a acção filosófica, a música, a rua e as palavras vulgares. São estas as razões porque gosto de Cioran e onde reconheço a sua importância para a filosofia. Felizmente, são também os motivos que impedem a sua consagração. Sorte dele!




Comentários

Raul Padilha disse…
Ignoro se Cortázar chegou a ler Cioran, mas o fictício escritor Morelli, do romance-puzzle "Rayuela", é o que mais parece aproximar-se do espírito da prosa de Cioran:
"Por que escrevo isso? Não tenho ideias claras, nem sequer tenho ideias. Há trapos, impulsos, bloqueios, e tudo procura uma forma, então entra em jogo o ritmo, e escrevo dentro desse ritmo, escrevo por ele, movido por ele e não pelo que chamam de pensamento e que faz a prosa, literária ou outra [...]" (capítulo 82, trad. Fernando de Castro Ferro).
Numa entrevista, Cioran afirma que escrever era como uma terapia pessoal: sempre pegava na pena exasperado. Um suplício necessário, afinal "cada livro publicado é um suicídio adiado".
---
"Sem métodos nem maneiras (aliás, acho que é por isso que a academia e a crítica encartada o rejeitam ou, pelo menos, torcem o nariz aos seus aforismos aflitos)" -- por mais injusta que seja a academia, o reconhecido problema do "caso Cioran" consiste apenas na repetição e variação gratuita das mesmas ideias de seus ídolos. Se Cioran comporta-se "Sem métodos nem maneiras" isto é questão secundária -- e é aí que seus defensores se estrepam, confundindo a questão principal com a acessória. Ninguém está rejeitando o aspecto fragmentário, intuitivo ou lírico da escrita de Cioran.
--
"A objecção mais comum é que ele repisa o que já foi dito e pensado e é muito teatral (ahah! o espírito balcânico)."
Sim, se a objeção ja tornou-se comum, nem por isto deixou de ser relevante. Ahah! o espírito contemporâneo! Por uma ideia a nu e depois fazer gracejos, eis o modus operandi mais curto para eximir-se de analisar qualquer questão. "Uma coisa é ver a solução do problema e outra é rir-se dela," - escrevia Santo Agostinho que ao menos possuía a honestidade de responder "não sei -- quando de fato não sei".
---
"A noção de filosofia usada é bastante burocrática", mais uma incorreção de sua parte, Cristina, por quanto nomes como Sontag (Que autointitulava-se pensadora "radical") e Steiner (que fez vastos elogios ao Pessoa e a Borges, com os quais Cioran possui certas similaridades) nunca alimentaram uma visão tacanha ou elitista-canonizadora em relação ao mundo da literatura enquanto conjunto de áreas de saberes diversos e gêneros os mais variados possíveis. As críticas que eles fazem aos escritos de Cioran são, no mínimo, justas.
Raul Padilha disse…
"Se Cioran não diz (quase) nada de novo, di-lo, ainda assim, de uma forma incomum e torrencial." Isto poderia até ser um ponto positivo, porém, o virtuosismo logo aborrece. Penso nos contos das Mil e Uma Noites: sua monotonia é doce por conta das situações fantásticas que, regradamente sucendo-se uma após a outra, nunca esgotam o leitor/ouvinte, pois diluem-se nas extensas falas e descrição dos atos das personagens (providencialmente enfadonhas) em contraste com as situações-chave (estas sim contendo o elemento fantástico) das histórias. Cioran carece deste "equilíbrio" entre o intervalo morno e o momento/expressão retumbante. As expressões brilhantes desvalorizam-se quando empilhadas uma em cima das outras: tragédia comum enfrentada por todo bom aforista.
---
"...a poesia é uma pista falsa." Tanto a música quanto a poesia são dois "estados de graça" almejados por grande parte dos prosadores e versificadores atuais. Trocar o leitmotiv de Cioran da poesia para a música é trocar "Uma pista falsa" por uma conquista de Pirro. Com o tempo, Cioran nos diz, mesmo Dostoiévski perdeu o fulgor, restando apenas uma admiração tenaz por Bach. Ora, admiramos ou aquilo que não ultrapassamos (exemplo bobo: todo adolescente em torno dos 15 anos vê um jovem de 20 como detentor de uma áurea de certa maturidade e mesmo maior independência... verifica o tamanho de seu engano quando atinge os 20: por isto crescer é decepcionar-se, não necessariamente com a vida, mas com a ideia que se fez do que seria quando tivesse X anos de vida.) ou aquilo que não pretende-se ultrapassar (admira-se os cientistas de forma genérica, pois nunca se fará parte deles, ou um professor -- conquanto se veja neste senhor mais do que a soma dos seus conhecimentos formais em sua matéria delimitada).
Cioran admira Bach pois não o ultrapassou e nem pode, ao contrário de um Nietsche ou Dostoiévski, os quais permitem ao menos a ilusão de pareamento (vide o desdém de Cioran em relação a Nietsche num dos fragmentos de "Do inconveniente de ter nascido").
---
"...se hoje estas composições ocupam os melhores lugares do cânone, no passado eram consideradas um exercício árido e aborrecido", o que prova apenas a genialidade de Bach. Deve-se evitar retirar daí uma lei geral e dogmática de que "os desprezados hoje, serão os exultados amanhã".
---
"Felizmente, são também os motivos que impedem a sua consagração. Sorte dele!"
O discípulo, por mais que tente se diferenciar, acaba voltando ao mestre. Cioran, ao falar de Borges:
"A consagração é a pior das punições -- para um escritor em geral e sobretudo para um escritor de sua espécie"
Como amo Cioran cuidarei de ser seu mais fiel detrator.
c disse…
Raul, não pretendo nunca convencer ninguém de nada, nem jogar à esgrima — expus as razões porque gosto de Cioran (pouco vale o gosto) e porque acho o trabalho dele importante para a filosofia (isto sim, é o que conta).

Não preciso de autorização da Sontag ou do Steiner. Parece-me que as palavras são claras e aguentam-se — precisam apenas de ser lidas.

Boa sorte no amor e na detracção.