Avançar para o conteúdo principal

Nomes

Em Cervantes a instabilidade do nome era uma questão central, começando antes, com o Lazarillo de Tormes (1554), cujo herói é sempre chamado de Lázaro, e não Lazarillo. Três aspectos contribuem para a instabilidade dos nomes na literatura desse período: desatenção dos autores com relação aos nomes que escolhem para os personagens; erro técnicos por parte de compositores nas prensas; percepção geral frouxa da identidade como atributo individual, estável. A esposa de Sancho Pança, por exemplo, no Quixote, recebe vários nomes ao longo da história: Juana Gutiérrez, Mari Gutiérrez, Juana Pança, Teresa Pança e, por fim, Teresa Sancha.

Kelvin Falcão Klein.

Comentários

c disse…
No seu último filme, Buñuel faz uma reinterpretação dessa instabilidade.
Li não sei onde que a ideia de usar duas actrizes diferentes para desempenhar exactamente o mesmo papel surgiu a Buñuel mais ao menos por acaso. Ou melhor, o gajo não conseguia decidir-se por uma e decidiu usar as duas.
c disse…
Sim, o acaso :)

da folha da Cinemateca (o grande fã Bénard da Costa)

https://1.bp.blogspot.com/-zfTmJQPmYtg/YFYwDREE8eI/AAAAAAAAG-w/9YWDXODZpQwpvb4yJTOOUYTsrd1TWUmbwCLcBGAsYHQ/s0/F41B9A05-C43D-4DFC-AE7D-D7C7C62C489A.jpeg