Avançar para o conteúdo principal

1.º Maio

Se as denominações não estiverem correctas, se não corresponderem à realidade, a linguagem não tem objecto. Quando a linguagem não tem objecto, a acção torna-se impossível, e, por conseguinte, as empresas humanas desintegram-se: é impossível e vão geri-las. É por isso que a primeira de todas as tarefas de um verdadeiro homem de Estado consiste em rectificar as denominações.

Quando Confúcio propõe rectificar as denominações como primeira tarefa para governar, está certo e fora do seu tempo — na eternidade, dir-se-ia  (la mer allée avec le soleil).

Nós continuamos à espera que as rectificações sejam feitas. É preciso lutar por uma revolução na linguagem que não venha do mundo sinuoso e fraudulento das finanças nem de ideias políticas mesquinhas. (Il est démontrable que chaque mouvement imprimé à l'air doit à la fin agir sur chaque être individuel.)

Ainda não experimentamos a fundo o poder da linguagem.  



Comentários

boa noite disse…
Mas talvez o que torne tudo difícil é que uma denominação retificada já pede logo em seguida uma nova retificação. Sempre continuaremos à espera de retificações. Pois o que nos diferencia do homem de Estado é que o homem de Estado se interrompe numa denominação, é por isso mesmo que ele é homem de Estado, enquanto nós, na medida em que respeitamos a realidade, sabemos que não podemos jamais nos interromper, pois a realidade jamais se interrompe. É esse o mecanismo cruel da história: mesmo as vitórias (as retificações bem-sucedidas) guardam em si a tara que no futuro fará uma opressão. Mesmo as vitórias, uma vez assentadas, confortavelmente estabelecidas, precisarão ser combatidas.