Avançar para o conteúdo principal
— Quem o inspira? Quais são os seus escritores favoritos?
— Gosto mesmo muito dos escritores russos, especialmente do século 19 e início do século 20: Gógol, Tolstoi, Tchékhov, Babel. Adoro o modo como eles agarram os grandes temas. Também me sinto inspirado por uma certa tradição de cómico absurdo que incluiu influências como Mark Twain, Daniil Kharms, Groucho Marx, Monty Python, Steve Martin, Jack Handey, etc. E ainda, acima de tudo, adoro a tensão da ficção americana minimalista: Sherwood Anderson, Ernest Hemingway, Raymond Carver e Tobias Wolff.


Isto foi o que George Saunders respondeu (respigado do arquivo da internet). Aceito todos os nomes; as influências são uma espécie de cauda de pavão mas também podem funcionar como andaimes de construção — nada a opor. Talvez acrescentar. Agora que cheguei ao fim de "Guerracivilândia em Mau Declínio", apercebi-me de uma grande influência no estilo de Sauders.

Talvez não seja assim tão grande; nem sequer influência porque procurei e não encontrei nada que ligue os dois. Então é melhor dizer apenas semelhança: as histórias de Saunders, principalmente as do livro de estreia, fazem lembrar os desenhos de Robert Crumb.

Ok, Saunders não é tão safado como Crumb. Mas a capa do Livro de Génesis não parece mesmo um dos parques temáticos de Saunders?

Comentários