Avançar para o conteúdo principal

Últimas aquisições

No n.º 35 da «Imagem - revista de divulgação cinematográfica», datado de Novembro de 1960, Eurico da Costa e Manuel Villaverde Cabral, no «quadro da crítica», despacham «Intriga Internacional», de Alfred «Hitchkock» (sic) com duas rotundas bolas pretas, quer dizer, com a classificação de “sem interesse”. Alberto Seixas Santos, mais generoso, dá ao filme duas estrelas em quatro possíveis, que correspondem à classificação de “Bom”.
Mais à frente, no artigo de crítica ao filme, Seixas Santos afirma: «Não sou dos que tomam o nosso autor por um génio da metafísica, mas não quero também cair no pecado contrário e julgá-lo um imbecil.»


O n.º 273 do «Jornal de Letras & Artes», de Janeiro de 1970, abre com um anúncio de página inteira do Banco Pinto & Sotto Mayor intitulado «Esclarecimento sobre o Cartão Sottomayor», onde se explica o funcionamento do cartão de crédito bancário, «processo novo em Portugal, mas utilizado já em larga escala num grande número de países.»
«Consiste este sistema no seguinte: Qualquer indivíduo pode tornar-se possuidor de um cartão Sottomayor. Uma vez portador do cartão, poderá entrar em qualquer estabelecimento que colabore com o Banco neste serviço e fazer todas as compras que quiser até um determinado montante prèviamente fixado. Mediante a apresentação do Sottomayor, o comprador fica, pois, dispensado de efectuar qualquer pagamento no acto de compra. Algum tempo depois, o Banco Pinto & Sotto Mayor apresentar-lhe-á o total das despesas efectuadas com o Sottomayor.» 
Seguem-se vários artigos de interesse, incluindo a tradução de um capítulo de «Ferdydurke», do Gombrowicz. O texto não inclui qualquer referência ao tradutor.


No n.º 6 do jornal gratuito «Metro», de 4-18 de Maio de 1988, editado no Porto e dirigido por Nuno Abrunhosa, dá-se conta da presença na cidade, em várias festas nocturnas, de Miguel Esteves Cardoso e Manuel Falcão, «importantes figuras do neófito semanário Independente, a ser lançado já no próximo mês de Maio, e que estiveram entre nós, em busca, como já se deixou perceber, dos nossos valores tripeiros». Na mesma página, mais abaixo, o jornal anuncia a realização de uma excursão de autocarro, «magic bus», para o concerto de Frank Zappa em Madrid (14 de Maio de 1988), pelo valor de 10 contos, «numa viagem que poderá não ter regresso… Caso o leitor não esteja interessado em Zappa, tem como opção para a mesma altura várias excursões a Fátima.»
Mais à frente, num artigo dedicado à Queima das Fitas do Porto, Pedro Pinto, estudante da Faculdade de Medicina Dentária e membro da organização das festas, afirma: «a festa da Queima é a completa subversão axiológica e comportamental. E ninguém se atreverá certamente a denegar ao jovem estudante o direito à experiência dionisíaca!»


(Conjunto de seis revistas e três livros, Feira da Vandoma, 10 euros).

Comentários

c disse…
Ena, o sistema gráfico da “Tábua de Valores” é muito complexo. Tem uma letra, uma bola cheia, outra vazia, dois tipos de estrelas diferentes. :D