Avançar para o conteúdo principal

Ideia para uma investigação

Estudar as semelhanças entre a repórter Alice Schalek, personagem de Karl Kraus, e Madame Valiche, personagem de Jean Cocteau.

Madame Valiche, participante secundária da louca jornada de Tomás, o Impostor, parece uma cópia menos sofisticada da incontornável Schalek, de Os últimos dias da humanidadeOu Alice Schalek é uma versão mais complexa de Madame Valiche. Onde acaba uma e começa a outra?

Alice Schalek, como outras personagens de Karl Kraus, é inspirada numa figura real. Madame Valiche, por sua vez, não se inspira em nenhuma personalidade conhecida, ou seja, é inspirada em muitas.

Kraus começou a escrever a sua obra-prima em 1915 e publicou-a em livro em 1922. Cocteau lançou Tomás, o Impostor, em 1923.

O primeiro parágrafo de Tomás, o Impostor parece o resumo possível de Os últimos dias da humanidade
A guerra principiou na maior desordem. Esta desordem nunca cessou, do princípio ao fim. Uma guerra breve teria podido amadurecer e, por assim dizer, cair da árvore, enquanto que uma guerra prolongada por estranhos interesses, radicada fortemente ao tronco, não parava de oferecer aperfeiçoamentos que eram outros tantos recomeços e outras tantas correntes de forças. (Tradução de António Quadros.)

Comentários