Avançar para o conteúdo principal

O metro parou

Ontem à tarde caiu uma árvore sobre a linha do metro. A circulação esteve interrompida durante algum tempo na linha amarela. Quando saí do trabalho, centenas, milhares de pessoas subiam e desciam a pé a Avenida da República. Ninguém parecia incomodado ou impaciente. Tenho mesmo a impressão de ter visto muitas delas a sorrir enquanto caminhavam ao longo da avenida. Seria de mim? Tudo me fazia lembrar as imagens da revolução.

Comentários

c disse…
Gosto muito desta frase: O povo sem jantar vai à Serra do Pilar.

Nesta altura (outubro de 1975), o PPD era o tal povo que abdicava do jantar para apoiar o Pires Veloso.

https://media.rtp.pt/memoriasdarevolucao/acontecimento/carlos-fabiao-no-raspcicap/

«E foi então que se levantou uma nova palavra de ordem: “O povo sem jantar vai à Serra do Pilar”. O humor de travo popular até podia ser de Vasco Graça Moura, que foi um dos oradores da manifestação, com Miguel Veiga ou Sá Borges, ministro dos Assuntos Sociais no executivo de Pinheiro de Azevedo.»

https://www.publico.pt/2015/11/15/culturaipsilon/noticia/o-caso-do-quartel-onde-ia-tudo-a-votos-1714298
Os SUV - Soldados Unidos Vencerão! O Manel Resende costumava contar esta história.

"A decisão de ocupar o RASP não terá sido portanto premeditada pelos SUV, embora estes dirigissem depois em boa medida a luta no quartel, através de Ferreira Fernandes e do seu camarada da LCI, Manuel Resende, que veio a ser jornalista do Jornal de Notícias e mais tarde tradutor no Conselho Europeu, além de ser autor de alguns livros de poemas e de diversas traduções literárias, uns e outras deveras recomendáveis."